Em SC, quase 600 celulares foram apreendidos em unidades prisionais

Em 2012, 576 aparelhos de celular foram apreendidos nas 49 unidades prisionais de Santa Catarina. O diretor do Deap, Leandro Lima, explica que as apreensões foram feitas em 200 operações ao longo do ano, e que ainda há mais 40 operações programadas até o fim do ano.

No início do ano, o Departamento Penitenciário Nacional fez uma varredura em presídios do estado com um equipamento que faz a localização exata dos aparelhos. O aparelho custa cerca de R$1 milhão de reais.

Em Santa Catarina foram identificados 2094 celulares, porém, este número contabiliza também celulares da região das unidades prisionais. "Com base neste número, iniciamos as buscas, e encontramos 576 aparelhos. Este equipamento identifica também celulares dos agentes e funcionários, e até, alguns da região, sendo maior do que os que estão apenas com os detentos", explica Leandro.

"A partir da identificação da existência dos aparelhos, pode-se apreender os celulares, ou solicitação judicial para bloquear ou interceptar as linhas", explica Augusto Rossini, diretor do Departamento Penitenciário Nacional.

Para que o equipamento volte ao estado é necessária uma solicitação formal do Ministério Público, de um juiz ou de representantes da administração penitenciária. Leandro Lima garante que será feita a solicitação para que o equipamento volte ao estado. "Depende da disponibilidade do mesmo, porém, deve ser em dezembro de 2012 ou janeiro de 2013", comenta.

Fonte: G1

Comentários, critícas e sugestões, entrem em contato pelo e-mail cadeia21@yahoo.com.br ou pelo Formspring.

 
         
Direitos reservados